Clique aqui para falar com a Distak

Exaustor Axial Industrial

zoom_in Clique nas imagens para ampliar

Um exaustor axial industrial é uma turbomáquina destinada a colocar fluidos compressíveis em movimento. Fisicamente falando, esses dispositivos transferem energia mecânica para os fluidos que passam por eles, como ar ou vapor de água, de modo a aumentar sua pressão e velocidade dependendo do campo de aplicação.

Em comparação com sopradores e compressores, os exaustores industriais têm uma baixa taxa de compressão, geralmente inferior a 1,2 para ar em condições ambientais. Da mesma forma, as velocidades dos fluidos que os atravessam são baixas e as sobrepressões produzidas são baixas a moderadas, variando de 1.500 a 10.000 Pa.

Tipos de exaustores industriais: axiais ou centrífugos?

Existem duas classes principais de exaustores industriais que se distinguem por sua forma geométrica e pela trajetória do fluido que passa por eles. A primeira classe diz respeito ao exaustor axial industrial.

Para este tipo de exaustor, o fluido é aspirado e impulsionado ao longo do eixo do cubo, daí o nome axial. O exaustor axial industrial pode fornecer fluxos de volume muito altos, mas sem conseguir gerar grandes sobrepressões.

A segunda classe refere-se a exaustores centrífugos ou radiais. Nesse tipo de motor a turbina, o fluido é sugado paralelamente ao eixo de rotação, mas sai perpendicular a esse mesmo eixo por centrifugação, daí o nome centrífugo. O exaustor centrífugo pode gerar taxas de compressão muito altas em relação ao exaustor axial, mas sem, no entanto, atingir altas taxas de fluxo de volume de fluido.

A seguir, você descobrirá como funciona um exaustor axial industrial e quais são seus diversos campos de aplicação. No entanto, não hesite em ler nosso artigo dedicado aos exaustores centrífugos para ter uma boa visão geral.

Como funciona um exaustor axial industrial?

Um exaustor consome energia elétrica e a converte em energia mecânica através do motor elétrico. Este último gira o eixo da lâmina por meio de um acoplamento. As pás rotativas então transferem essa energia mecânica para o fluido na forma de energia cinética, evidenciada pelo aumento da velocidade do fluido.

No campo industrial, o exaustor axial é composto por vários elementos essenciais, cada um com uma função muito específica. Na entrada do exaustor, o flange de sucção distribui o fluido uniformemente. Depois, há o rotor que possui pás, em peça única ou com passo ajustável, em liga de alumínio, aço e até aço inoxidável na presença de vapor d'água. O perfil aerodinâmico das pás otimiza a eficiência energética e o comportamento acústico.

Já o sistema pivô é constituído por um eixo que transporta o rotor, chavetado em uma de suas extremidades. O motor elétrico é conectado na outra extremidade, seja por uma transmissão por correias e polias, ou por um acoplamento semi-elástico que permite acionamento direto.

O eixo gira em dois rolamentos, geralmente constituídos por rolamentos de esferas. Na saída do exaustor, o retificador seguido pelo divergente juntos redirecionam o fluido no sentido axial. O exaustor axial pode operar na horizontal ou na vertical. Quando a ventilação requer baixa potência,

Quais aplicações para um exaustor axial industrial?

A ventilação industrial é de suma importância para as indústrias de mineração, farmacêutica, química, petroquímica, agroalimentar, têxtil, siderúrgica, incineradora, termelétrica, etc.

As funções essenciais da ventilação continuam sendo o fornecimento de ar fresco e a extração de ar viciado, carregado de contaminantes. A escolha do tipo de exaustor axial industrial ou centrífugo depende das propriedades físicas do fluido, como sua pressão, sua temperatura e o fluxo volumétrico necessário para uma ventilação ideal.

Caldeiras industriais usam exaustores axiais para forçar o ar de combustão através do dispositivo de combustão. As sobrepressões para este tipo de aplicação podem ultrapassar 5.000 Pa e as vazões necessárias às vezes chegam a 400.000 m3/h.

Da mesma forma, os exaustores axiais se adaptam perfeitamente à ventilação da mina para soprar ar fresco ou extrair ar viciado. Diversas baterias ou séries de exaustores helicoidais em liga de alumínio, ou chapa de aço inoxidável, cujo tamanho pode chegar a 10 m de diâmetro, são comumente utilizados para ventilação de metrôs, túneis rodoviários. Além disso, são utilizados para circulação de ar para refrigeradores de água, bem como extratores para a evacuação de fumos, poeiras ou gases de escape.

Critérios ao escolher um exaustor axial industrial

Como já mencionamos, os exaustores industriais oferecem muitas vantagens quando usados corretamente em ambientes industriais. Eles criam uma atmosfera saudável, removendo poluentes, contaminantes do ar, fumaça e reduzindo odores.

Ao reduzir os níveis de calor e umidade, os exaustores industriais também oferecem vários benefícios ambientais. Eles vêm em uma ampla variedade de funções e estilos que diferem na direção do fluxo de ar para dentro ou para fora da sala e em sua velocidade.

Ao escolher um exaustor axial industrial, certifique-se de avaliar o serviço que deseja fornecer, as condições ambientais e os níveis de pressão e metragem quadrada da área alvo. Portanto, é necessário saber se o local onde você deseja instalar seus exaustores requer grandes volumes de ar, baixa ou alta pressão…

Portanto, você deve considerar fatores como:

  • ● A densidade do ar a ser movido
  • ● temperatura do ar
  • ● Umidade

Ao determinar a pressão necessária, é importante considerar as restrições do sistema. Por exemplo, pode ser necessária pressão adicional para obter fluxo através de um filtro ou para compensar uma queda de pressão devido ao comprimento, tamanho e complexidade da instalação.

No início do processo de projeto, os dutos devem ser cuidadosamente avaliados e tornados o mais eficientes possível. Isso terá um impacto benéfico no custo total da instalação, na eficiência do exaustor e nos custos de operação.

Na realidade, muitos fatores afetam as especificações do exaustor. Algumas aplicações requerem características especiais de fluxo de ar, como resfriamento , secagem , exaustão, e devem ser avaliadas quanto à “resistência do sistema”.

Somente avaliando todos os fatores impactantes como resistência de fluxo, unidades de potência, tamanho a ser coberto ou necessidade de espaço será possível garantir a eficiência e confiabilidade do exaustor e do equipamento em questão.

Soluções Distak

Com tantas especificidades do exaustor axial industrial, é possível perceber como ele pode ser útil na indústria. Sendo assim, a Distak oferece os melhores produtos com o melhor custo-benefício! Os exaustores Distak contam com toda a segurança necessária, além da qualidade e modernidade que diferenciam seus produtos de seus concorrentes. Entre em contato em busque o melhor exaustor industrial para atender suas necessidades!

Conte para nós a sua necessidade

Já sabe o que precisa em soluções em exaustão? Entre em contato com um de nossos representantes através de nossos canais de comunicação e solicite um orçamento.

Confira o nosso catálogo

Navegue pelos nossos projetos já realizados e tome inspiração para conhecer mais sobre a empresa e encontrar as melhores soluções em exaustão.

Nosso catálogo

Onde atendemos

  • addTodo o território nacional
    Acre Maranhão Rio de Janeiro
    Alagoas Mato Grosso Rio Grande do Norte
    Amapá Mato Grosso do Sul Rio Grande do Sul
    Amazonas Minas Gerais Rondônia
    Bahia Pará Roraima
    Ceará Paraíba Santa Catarina
    Distrito Federal Paraná São Paulo
    Espírito Santo Pernambuco Sergipe
    Goiás Piauí Tocantis
  • addAtendemos todo o território nacional
    Acre
    Maranhão
    Rio de Janeiro
    Alagoas
    Mato Grosso
    Rio Grande do Norte
    Amapá
    Mato Grosso do Sul
    Rio Grande do Sul
    Amazonas
    Minas Gerais
    Rondônia
    Bahia
    Pará
    Roraima
    Ceará
    Paraíba
    Santa Catarina
    Distrito Federal
    Paraná
    São Paulo
    Espírito Santo
    Pernambuco
    Sergipe
    Goiás
    Piauí
    Tocantis