Um duto corrugado é um duto com uma série de sulcos paralelos uns aos outros em sua superfície. As saliências e ranhuras seguem um padrão que é perpendicular e bissecta a linha central do duto. Os dutos corrugados são feitos de diferentes materiais, como ferro, aço, alumínio, cloreto de polivinila (PVC) ou polietileno de alta densidade.
Os dutos corrugados são usados onde a flexibilidade é um fator importante além da resistência e durabilidade. A flexibilidade torna os dutos corrugados mais úteis e adequados para uma ampla variedade de usos em comparação com dutos rígidos e não corrugados.
O duto corrugado produzido pela Distak é muito viável para utilizar em chaminés de aquecedores a gás, considerando que suporta temperaturas de até 240° C. Levando em conta toda a versatilidade do produto, também é possível usar em exaustores, coifas e secadoras, entre outros equipamentos que necessitam de algum tipo de ventilação.
Os dutos corrugados podem ser de tamanhos diferentes, desde dutos corrugados de tamanho pequeno para uso como drenagem para transportar o escoamento de calhas, até dutos corrugados de tamanho maior.
O duto corrugado da mais alta qualidade que a Distak dispõe tem compactação de 3:1, e suas medidas são de 1,5 m, 3 m e 5 m. Se for necessário, é possível realizar cortes para atender melhor suas necessidades. Portanto, é possível observar como o duto corrugado Distek possui flexibilidade, buscando atender as diferentes demandas dos clientes!
A gama de aplicações para as quais os dutos corrugados podem ser colocados pode ser atribuída à sua flexibilidade. A altura das cristas em um duto corrugado determina seu grau de ondulação; quanto maior o número, maior sua flexibilidade. Dos diferentes tipos de materiais de dutos corrugados, o alumínio é considerado o mais versátil, flexível e duradouro. Sendo assim, a Distak opta por este material para a produção do equipamento.
Com todas as funcionalidades do duto corrugado, é interessante destacar alguns pontos mais relevantes em relação às vantagens deste produto.
Quando um fluido passa por um duto corrugado, várias coisas afetam a maneira como ele se move, como a pressão, a natureza do fluido (o quão viscoso ele é) e o design da parede do duto.
Em um duto liso, os fluidos geralmente seguem um caminho suave no qual as partículas que compõem o fluido não interferem umas nas outras. Isso é conhecido como fluxo laminar. No entanto, onde o fluxo suave é interrompido, pequenas regiões de redemoinho se formam no fluido e ocorre turbulência. Sem surpresa, isso é conhecido como fluxo turbulento.
A turbulência torna os trocadores de calor tubulares mais eficientes, evitando que materiais viscosos (espessos) grudem na parede do duto, onde podem atuar como isolamento e impedir a transferência de calor eficiente (conhecida como camada limite). Também evita que os materiais em suspensão caiam do fluido transportador e tenham um efeito semelhante. Este é o principal benefício dos dutos corrugados.
Como um duto corrugado tem uma taxa de transferência de calor maior em comparação com um duto liso do mesmo comprimento, o trocador de calor pode ser menor.
Por exemplo, se as corrugações aumentam a transferência de calor em 10 por cento em comparação com um duto liso, então a unidade pode ser 10 por cento mais curta do que um duto liso equivalente, oferecendo o mesmo desempenho.
A maior eficiência térmica – que pode ser até três vezes maior que a de um trocador de calor de duto liso – também significa que menos espaço é necessário para atingir o mesmo nível de transferência de calor.
Dependendo da aplicação, um trocador de calor de dutos corrugado pode, portanto, ter até metade do tamanho de seu equivalente de duto liso. É por isso que os trocadores de calor de alumínio produzidos pela Distak são comumente especificados para instalações onde o espaço é restrito.
A prevenção da formação de uma camada limite no duto não só aumenta a eficiência térmica do trocador de calor, como também reduz o tempo de inatividade necessário para removê-lo.
Portanto, os tempos operacionais entre os ciclos de limpeza são geralmente muito mais longos com dutos corrugados do que com dutos lisos, aumentando ainda mais a eficiência geral do processo.
Para alguns tipos de material viscoso, um duto corrugado fornece turbulência suficiente para evitar a necessidade de agitação mecânica, como em um trocador de calor de superfície raspada ou acionado por parafuso.
Sem partes móveis, um duto corrugado é muito mais fácil de limpar e manter e pode ser mais confiável do que um trocador de calor de superfície raspada, embora existam aplicações em que um trocador de calor de superfície raspada seja a melhor opção.
A maior eficiência de transferência de calor, particularmente em vazões mais altas, significa que menos área de transferência de calor é necessária, para você poder produzir projetos mais curtos e compactos, que também são mais baratos de fabricar.
A empresa trabalha com as melhores soluções do mercado no segmento de ventilação e exaustão. Seus produtos atendem as necessidades de seus clientes com garantia de qualidade e alta performance.
A produção do duto corrugado Distak é realizada de acordo com a NBR 13103, tendo toda a segurança e confiabilidade na utilização do produto. Sendo assim, a credibilidade e alta taxa de satisfação dos seus clientes torna a Distak referência no ramo.
Navegue pelos nossos projetos já realizados e tome inspiração para conhecer mais sobre a empresa e encontrar as melhores soluções em exaustão.
Nosso catálogo